Clipart

Culinária Regional

Restaurantes de culinária regional não devem ser confundidos com restaurantes de comida típica. Mesmo que alguns deles pratiquem os dois tipos de culinária, é preciso entender a diferença.

Regional é o tipo de culinária praticada em determinada região, país, local, cidade mas não (necessariamente) originária dela. Pode ter alguns ingredientes incorporados a seus pratos, conferindo certo grau de regionalismo, ou mesmo tornar-se uma comida que passa a ser consumida e adquire a condição de tradicional, mas nunca de típica. Típica é a culinária originária do local, com ingredientes que pertencem a terra, com temperos exclusivamente nativos.

O vatapá é um bom exemplo de prato típico baiano que vira regional fora da Bahia. Pelo norte é possível se comer vatapá, mas alguns dos ingredientes são modificados ou até suprimidos das receitas, fazendo com que o vatapá paraense, por exemplo, contenha ervas e temperos, jamais usados no baiano. O vatapá paraense é um tipo de prato regional, uma tradição local muito presente no cotidiano do belenense, mas que foi adaptado do vatapá baiano.

Restaurantes de comida regional tem um vasto cardápio de pratos típicos de outros locais, mas que muitas vezes são incorporados pela população local e viram regionais, por passarem a ser feitos com ingredientes e, até mesmo, modo de preparo diferentes. Como o tutu, o churrasco, a feijoada, a farofa, entre muitos outros, que são tidos como típicos de algumas regiões, mas praticados em todo o Brasil, com suas características regionais.

Para freqüentar bons restaurantes regionais é importante perguntar, pesquisar e experimentar é claro. Muitos pratos locais, pela forma de preparo e ingredientes diferentes, podem ou não agradar ao nosso paladar, ainda mais quando falamos de restaurantes em outros países.

Como forma de sintetizar rapidamente a culinária brasileira, pode-se dizer que a culinária regional amazônica tem presença forte  do uso da mandioca, de peixes de água doce e frutas; na costa brasileira, uma culinária mais voltada para os peixes de água salgada, frutos do mar e leite de coco; no Recôncavo Baiano, o uso intensivo de óleo de dendê; no centro do Brasil (Goiás, Minas, Mato Grosso, etc), cozinhas à base de milho, com utilização farta de carnes de animais pequenos; e a culinária caipira (parte de Minas Gerais, São Paulo, etc), sustentada pelo milho, pelo porco e pelo frango.

Alguns tipos de pratos regionais são: arroz com pequi; arroz com banana; farofa de bacon; farofa de ovo; farofa de couve; feijoada; feijão tropeiro; cuscuz à Paulista; tutu mineiro; churrasco etc.