Clipart

Culinária Egípcia

A culinária egípcia consiste em uma mistura de influências mediterrâneas, africanas e árabes. Esta influência pode ser notada especialmente pelo uso de especiarias mediterrâneas. Existe forte presença de grãos, principalmente fava, grão de bico e lentilha.

Os pães são bastante presentes nas refeições egípcias, utilizados como acompanhamento ou em sanduíches. As carnes também são comuns, incluindo cordeiro, pato, pombo e peixePara os egípcios a refeição mais importante do dia é o almoço. Deste modo, é a mais completa, sendo composta por um prato principal acompanhado de molhos e saladas.

Alguns dos pratos típicos do país são: Tahina, Homos, Babaghonouj, Baladi, Tabule, Foul, Kochery, Kebabs, Kofta, Mouloukheyya, Sis Kebap, Shawarma, Bolti, Caboria, Denüs, Estakoza, Bouri. Também são servidas sobremesas típicas, como Mohallabeyya, Om´ali e Konafa. Frutas secas são outros componentes importantes de uma sobremesa no Egito.

Para acompanhar as refeições egípcias, o mais comum é a ingestão de água, cerveja (Stella) e vinhos (como o Brancro Cru do Ploloméus e o Rosé Rubis do Egito). Também é comum ingerir sucos de frutas (Er'sous, Assir Borto`na, Assir manga), café, chá (Be laban e Be na`na) e infusões Karkadé (bebida à base de flores de hisbicus secas).